Pesquise o Que Procura Aqui!

1 de julho de 2019

CONTRASTE RADIOGRÁFICO (kV) E DENSIDADE RADIOGRÁFICA (mAs)

Siga-nos também no Instagram.
@supremeradiologia
@dicasderadiologia
@questoes_de_radiologia





CLIQUE AQUI E RESOLVA QUESTÕES DE PROVAS DE RADIOLOGIA AGORA E TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS




Contraste radiografico e densidade radiográfica

kV e mAs - Fatores de Exposição para Radiografias em Filme (analógicas)


Para cada radiografia obtida, o técnico / tecnólogo em radiologia deve selecionar os fatores de exposição no painel de controle do equipamento de radiografia. Os fatores de exposição requeridos para cada exame são determinados por inúmeras variáveis, incluindo densidade/número atômico e espessura da parte anatômica, qualquer patologia presente e a tecnologia de aquisição de imagem.

Os fatores de exposição, por vezes referido como fatores técnicos, incluem os seguintes: 


• Quilovoltagem (kV) – controla a energia (poder penetrante) do feixe de raios X 
• Miliamperagem (mA) – controla a quantidade ou número de raios X produzidos 
• Tempo de exposição (ms) – controla a duração da exposição, geralmente expressa em milissegundos. 

Cada um desses fatores de exposição tem um efeito específico na qualidade da imagem radiográfica. Quando realizando um procedimento radiográfico, o tecnólogo deve aplicar seu conhecimento sobre fatores de exposição e princípios de tomografia para assegurar que as imagens obtidas tenham a qualidade mais alta quanto o possível, enquanto expõe os pacientes aos níveis mais baixos quanto o possível de radiação.

mAs e Densidade Radiográfica


O mAs é o principal controlador da densidade radiográfica. O mAs é responsável pela quantidade de raios X emitidos pelo tubo de raiox X e a duração da exposição. 

O principal fator controlador da densidade do filme é a mAs, que controla a densidade por meio da quantidade de raios X emitidos do tubo de raios X e a duração da exposição. A relação para nosso propósito pode ser definida como linear: duplicando a mAs, dobra-se a quantidade ou duração dos raios X emitidos, assim dobrando a densidade no filme. 

Veja também!
APP SIMULADOR RX CIMAS - APLICATIVO PARA CÁLCULO DE KV E MAS

A lei do Inverso do Quadrado da Distância


Outro fator que tem efeito na densidade radiográfica é a distância da fonte de raios X para o RI, ou a distância do receptor de fonte-imagem (DFR), de acordo com a lei do inverso do quadrado. Se a DFR é duplicada, no RI, a intensidade do feixe de raios X é reduzida a um quarto, o que, então, reduz a densidade radiográfica para um quarto. Uma DFR padrão geralmente é usada para reduzir essa variável. Outros fatores que influenciam a densidade em uma imagem de filme incluem kV, espessura da parte, tempo de desenvolvimento químico/temperatura, razão da grade e velocidade da tela-filme.

Quando as imagens de filme são superexpostas ou não têm exposição suficiente, uma regra geral estabelece que a alteração mínima na mA de 25% a 30% é requerida para que haja uma considerável diferença na densidade radiográfica na radiografia repetida. Algumas imagens incorretamente expostas podem precisar de uma mudança maior, frequentemente de 50% a 100%, ou às vezes até maior. 


Veja também!
APP SIMULADOR RX CIMAS - APLICATIVO PARA CÁLCULO DE KV E MAS

kV e Contraste radiográfico


O contraste radiográfico é demonstrado pela escala de cinza nas radiografias e definido como a diferença de densidade entre as áreas adjacentes de uma imagem radiográfica. Quando a diferença de densidade é grande, o contraste é alto, e quando essa diferença é pequena o contraste é baixo.

O contraste permite o detalhamento anatômico numa imagem radiográfica a ser visualizada. Aperfeiçoar o contraste radiográfico é importante, e o entendimento do contraste é essencial para avaliar a qualidade da imagem.

A quilovoltagem (kV) é o principal fator controlador do contraste em radiografia baseada em filme é, que controla a energia ou o poder penetrante do feixe de raios X primário. Quanto mais alta a kV, melhor é a energia, e mais uniformemente o feixe de raios X penetra as densidades das variadas massas de todos os tecidos. Desse modo, uma kV mais alta produz menos variação da atenuação (absorção diferencial), resultando em baixo contraste.

A kV é também um fator controlador secundário da densidade. Uma kV alta resulta num maior número e melhor energia de raios X, causando a chegada de mais energia de raios X ao RI, com um crescimento correspondente na densidade total. 

Uma regra geral importantíssima estabelece que um aumento de 15% na kV aumenta a densidade do filme, o que é similar à duplicação da mA. 


No alcance baixo da kV, como de 50 a 70 kV, um aumento de 8 a 10 kV dobraria a densidade (o equivalente a dobrar a mA). Num alcance de 80 a 100 kV, um aumento de 12 a 15 kV é necessário para dobrar a densidade. A importância disso tem relação com a proteção contra a radiação porque, à medida que o kV aumenta, a mAs pode ser significantemente reduzida, resultando na absorção de uma menor dose de radiação pelo paciente.

Clique Aqui e Veja Mais Sobre kV e mAs


A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS X É UM DOS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À LEUCEMIA AGUDA
POLITICAS PUBLICAS DE SAÚDE - DOUTRINAS E PRINCÍPIOS DO SUS
FILMES RADIOGRÁFICOS - FILME DE RAIOS X CONVENCIONAL
EFEITO ANÓDICO OU EFEITO HEEL NA AMPOLA DE RAIOS X
RADIOLOGIA CONVENCIONAL E RADIOLOGIA DIGITAL (CR E DR)
ÉCRAN INTENSIFICADOR DE IMAGEM NA RADIOLOGIA
MESA DE COMANDO DO RAIO-X
APARELHO DE RAIO X FIXO - AMPOLA DE RAIO X, COLIMADOR RAIO X
IMAGENS RADIOLÓGICAS - RAIO X DA FACE COM SINUSITE
CONTRASTE RADIOGRÁFICO (kV) E DENSIDADE RADIOGRÁFICA (mAs)
EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE - DETERMINÍSTICO E ESTOCÁSTICO
RADIOLOGIA - JORNADA DE TRABALHO DE 24 HORAS SEMANAIS É MANTIDA PELO STF
JUSTIÇA DE SERGIPE GARANTE DIREITO A FÉRIAS SEMESTRAIS DE 20 DIAS
JUSTIÇA DETERMINA QUE TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL NÃO PODEM REALIZAR EXAMES RADIOLÓGICOS
KV E MAS NA RADIOLOGIA



VEJA TAMBÉM!

FAMESP ABRE PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO EM RADIOLOGIA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPEUTA E OUTROS

VAGAS RADIOLOGIA JÕAO PESSOA/PB

VAGAS RADIOLOGIA SÃO LUÍS/MA

VAGAS RADIOLOGIA SALVADOR/BA

PROCESSO SELETIVO DO EXÉRCITO 2022

VAGA TÉCNICO EM RADIOLOGIA - SANTA CASA CM

VAGA TÉCNICO EM RADIOLOGIA - SÃO PAULO/SP

VAGAS RADIOLOGIA RIO DE JANEIRO

VAGAS RADIOLOGIA SÃO PAULO

VAGAS RADIOLOGIA MINAS GERAIS

CONCURSOS PÚBLICO RADIOLOGIA

POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOS

VEJA OS MELHORES APLICATIVOS PARA AJUDAR OS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AJUDE O NOSSO SITE!

Colabore com um PIX para ajudar a nossa página produzir mais conteúdos gratuitos para vocês. Com R$ 1,00 você já nos ajuda! Chave: edersonmateus@hotmail.com