TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO DO RAIO X SEIOS DA FACE
=> Em uma rotina básica de raio x seios da face, é realizada as incidências de face: Frontonaso e Mentonaso.
=> Nesta incidência de Frontonaso, vamos abordar duas variações de posicionamentos, PA com raio central perpendicular a 0º e PA com raio central angulado a 15º podálico.
=> Na incidência do raio x seios da face Frontonaso (FN) são vistos principalmente os seios frontais e etmoidais; devem ser incluídos na imagem os seios maxilares.
Veja Também:
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO RAIO X DA FACE - MENTONASO
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO DO ABDOME - PA DE ABDOME
RAIO X DE ABDOME DECÚBITO LATERAL COM RAIOS HORIZONTAIS - AP
POSICIONAMENTO PARA RAIO X DE ABDOME ORTOSTATISMO / ERETO
=>Filme 18 x 24 Longitudinal.
=> Chassi no mural bucky.
=>DFOFI 1 metro
=> Dosagem KV= +ou- 75 MAS= +ou- 32 ( a dose da radiação varia conforme o aparelho e processo de revelação-digital ou convencional).
=>Em ambas posições, o paciente deverá estar posicionado em ortostatismo, de preferência sentado na cadeira, com o plano mediano sagital da cabeça coincidindo com a linha central da mesa ou estativa, o paciente deverá colocar o face contra a superfície do bucky, encostando a ponta do nariz no bucky.
FRONTONASO - PA SEM ANGULAÇÃO DO RAIO CENTRAL:
FRONTONASO - PA COM 15º DE ANGULAÇÃO DO RAIO CENTRAL:
=> Encostar o nariz e a testa do paciente no mural bucky; ajustar a cabeça até que LOM esteja perpendicular ao Bucky; Raio central deverá ser angulado 15º podálico saindo no násio.
=> Nestas incidências os rochedos deverão aparecer no 1/3 inferior das orbitas.
=> Informações importantes:
* Observe que em ambas posições, o Raio Central irá formar um ângulo de 15º com LOM (Linha OrbitoMeatal). Veja mais linhas de posicionamento do crânio!
*A ausência de rotação é evidenciada pelas distâncias iguais da borda externa da órbita à margem lateral do crânio de cada lado.
*As partes superiores dos ossos temporais, ou também chamados de rochedo, devem estar projetadas no 1/3 inferior das órbitas.
VEJA TAMBÉM COMO AVALIAR A QUALIDADE DA RADIOGRAFIA DE SEIOS DA FACE INCIDÊNCIA FRONTO-NASO
Veja Também:
Comentários
Postar um comentário