TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO PARA RAIO X DA FACE - PA MENTONASO - MÉTODO DE WATERS COM A BOCA ABERTA
ATENÇÃO! AS IMAGENS DESTE SITE PODE CONTER DIREITOS AUTORAIS
WATERS PA MENTONASO BOCA ABERTA |
A maior característica da incidência radiológica da Face com boca aberta, é que além das estruturas da incidência MN com boca fechada, ela permite a visualização dos Seios Esfenoidais.
=> Em uma rotina básica para o estudo dos Seios da Face (Seios Paranasais), é realizado o posicionamento radiológico da face nas incidências Frontonaso (Método de Caldwell) e Mentonaso (Método de Waters). Já o posicionamento radiológico referente a incidência Mentonaso de Boca Aberta, também conhecida como Parietoacantial Transoral (Método de Waters), é considerada como parte das incidências especiais de Seios da Face.
Veja também:
=> A incidência mentonaso de boca aberta (Método de Waters), que também é denominada Parietoacantial Transoral, demonstra principalmente os seios maxilares com a parede inferior visualizada livres, sem superposição dos rochedos. Os seios esfenoidais também é outra estrutura a visualizada através da abertura da boca. Os seios frontais também devem ser evidenciados na imagem, mais com menos detalhes do que a incidência frontonaso (método de Caldwell). Já os seios etmoidais aparecem com pouca definição na incidência mentonaso.
=> Filme 18 x 24 Longitudinal.
=> Chassi no mural bucky.
=> DFOFI 1 metro
Dosagem kV e mAs Para a Incidência Radiológica da Face
Raio X Convencional
KV= +ou- 66
MAS= +ou- 40 (a dose da radiação varia conforme o aparelho e processo de revelação-digital ou convencional)
Raio X Digital
KV= +ou- 80
MAS= +ou- 40
Veja também:
Posicionamento Radiológico para Raio X da Face
=> Paciente posicionado em ortostatismo, com o plano mediano sagital da cabeça coincidindo com a linha central da estativa.
O paciente deverá encostar o queixo no mural bucky, ajustar a cabeça até que a linha mentomeatal (LMM) esteja perpendicular ao filme e LOM formará um angulo de 37° com o plano do filme. Veja na Figura 2.
Fig. 2 LMM Perpendicular ao filme |
Obs: Após a boca for aberta, a linha mentomeatal LMM não estará mais perpendicular ao filme.
=> Raio central perpendicular incidindo no osso occipital e saindo no acântio .
=> Identificar o lado do paciente.
=> Informações importantes:
*Neste posicionamento radiológico, a ausência de rotação é evidenciada pelas distâncias iguais da borda externa da órbita à margem lateral do crânio de cada lado.
* As regiões superiores das partes petrosas dos ossos temporais (rochedo), deverá estar projetada tangencialmente a borda inferior dos seios maxilares.
Veja Também!
NAIS POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOS
OS 10 MELHORES APLICATIVOS PARA AJUDAR OS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA
CONCURSOS ABERTOS PARA TÉCNICO/TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
PROVAS COM GABARITOS DE RADIOLOGIA
VAGAS PARA TÉCNICO/TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
NAIS POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOS
OS 10 MELHORES APLICATIVOS PARA AJUDAR OS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA
CONCURSOS ABERTOS PARA TÉCNICO/TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
PROVAS COM GABARITOS DE RADIOLOGIA
VAGAS PARA TÉCNICO/TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
Fig. 3 Raio central saindo no acântio |
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DICAS DE COMO AVALIAR A QUALIDADE DA RADIOGRAFIA DE SEIOS DA FACE, NO POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO INCIDÊNCIA MENTONASO
Gostei
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluir