Pesquise o Que Procura Aqui!

4 de abril de 2019

O QUE É ARTROLOGIA?

Siga-nos também no Instagram.
@supremeradiologia
@dicasderadiologia
@questoes_de_radiologia





CLIQUE AQUI E RESOLVA QUESTÕES DE PROVAS DE RADIOLOGIA AGORA E TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS




O QUE É ARTROLOGIA?


Artrologia é a área da anatomia que estuda as junturas ou articulações do corpo humano. Nem todas as articulações realizam movimento. As articulações também podem ser divididas e classificadas conforme sua estrutura e sua mobilidade.

As articulações são classificadas da seguinte forma:

=> Sinartrose ou Fibrose:


As articulações fibrosas são articulações estabelecidas por meio de uma camada intermediária de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos. São divididas em três grupos:

Sindesmose => Que são encontrados apenas entre ossos longos - art. radio-unar e art. tibio-fibular. realiza pouco movimento apenas na art. radio-unar no movimento de supinação e pronação.



Suturas => Que têm menos tecido conjuntivo do que as sindesmoses, e são encontradas exclusivamente nas articulações dos ossos do crânio e sacro esse tipo de articulação não apresenta movimento. De acordo com a forma da superfície óssea articulante, podem ser divididas em:


Plana - exemplo: apenas art. inter-palatina e inter-maxilar.
Serrátil - exemplo: Sutura coronal,sagital e lambdoide.
Escamosa - exemplo: art. temporo-parietal e art. temporo-frontal.

Gonfose => São articulações nas quais um processo cônico está inserido numa cavidade, à semelhança de um prego inserido na madeira, por exemplo. Como exemplo de gonfose temos apenas os dentes inseridos nos Alvéolos dentários, na margem alveolar da mandíbula.esse tipo de articulação também não apresenta movimento.



=> Cartilagínea ou Anfiartrose:


As articulações cartilagíneas são articulações que apresentam um disco de cartilagem, que fixa dois ou mais ossos, permitindo poucos e limitados movimentos. Podem ser divididas em:

Sincondrose => Na qual a articulação possui cartilagem hialina. Como exemplos temos as articulações condro-costais;


Sínfise => Na qual as superfícies ósseas são cobertas por uma fina camada de cartilagem hialina, e se articulam por intermédio de uma fibrocartilagem espessa. Exemplo: sínfises intervertebrais, ou a sínfise púbica.


=> Sinoviais ou Diartrose:


As articulações sinoviais ou diartrose, são aquelas que tem um movimento mais amplo, encontradas na sua maioria nos membros superiores e inferiores. A característica maior destas articulações é que elas possui uma cápsula fibrosa, contendo em seu interior líquido sinovial.

Tipos de Movimentos da Articulações Sinoviais:


As articulações sinoviais são encontradas em um número considerável e variável e agrupadas segundo os sete tipos de movimentos que permitem.

=>Articulação Plana: Na qual as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção. A articulação acromioclavicular (entre o acrômio da escápula e a clavícula) é um exemplo.

=> Articulação Gínglimo ou dobradiça: Os nomes referem-se muito mais ao movimento (flexão e extensão) que elas realizam do que à forma das superfícies articulares. A articulação do cotovelo é um bom exemplo de gínglimo.

=> Articulação Trocoidea ou Pivô: A articulação trocoides é formada por um processo ósseo semelhante a um eixo, circundado por um anel de ligamentos ou estruturas ósseas. Isso permite movimento de rotação em torno de um eixo. Exemplos dessas articulações são as articulações radioulnares proximal e distal do antebraço.

=> Articulação Elipsoidea ou Condilar: Nessa articulação, o movimento ocorre basicamente em um plano, combinado com um leve grau de rotação em um eixo, nos ângulos retos ao plano de movimento primário.
Este tipo de articulação permite quatro movimentos: flexão e extensão e abdução e adução. Exemplos desta articulação são as metacarpofalângicas (da segunda à quinta).

=> Articulação Selar: Na qual a superfície articular de uma peça esquelética tem a forma de sela, apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro, e se encaixa numa segunda peça onde convexidade e concavidade apresentam-se no sentido inverso da primeira. A articulação carpo-metacárpica do polegar é exemplo típico.

=> Articulação Esferoidea: A articulação esferoidea permite os mais amplos movimentos. A superfície articular que compõe a articulação é capaz de mover-se ao redor de um número infinito de eixos que possuam um centro em comum.  Os exemplos são a articulação do ombro (entre o úmero e a escápula) e a do quadril (entre o osso do quadril e o fêmur) permitem movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundução.

=> Articulação Bicondilar: As articulações bicondilares normalmente permitem movimentos em uma única direção ou uma rotação limitada. Exemplo de articulações bicondilares são as articulações temporomandibulares ATM.

Siga-nos também no Instagram.
https://www.instagram.com/dicasderadiologia/




POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO TÓRAX - RX TÓRAX PA



Fonte da pesquisa:

Livro - Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada - 8ª Edição - Bontrager
https://www.biomedicinabrasil.com/
wikipedia.org
https://www.auladeanatomia.com



VEJA TAMBÉM!

FAMESP ABRE PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO EM RADIOLOGIA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPEUTA E OUTROS

VAGAS RADIOLOGIA JÕAO PESSOA/PB

VAGAS RADIOLOGIA SÃO LUÍS/MA

VAGAS RADIOLOGIA SALVADOR/BA

PROCESSO SELETIVO DO EXÉRCITO 2022

VAGA TÉCNICO EM RADIOLOGIA - SANTA CASA CM

VAGA TÉCNICO EM RADIOLOGIA - SÃO PAULO/SP

VAGAS RADIOLOGIA RIO DE JANEIRO

VAGAS RADIOLOGIA SÃO PAULO

VAGAS RADIOLOGIA MINAS GERAIS

CONCURSOS PÚBLICO RADIOLOGIA

POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOS

VEJA OS MELHORES APLICATIVOS PARA AJUDAR OS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AJUDE O NOSSO SITE!

Colabore com um PIX para ajudar a nossa página produzir mais conteúdos gratuitos para vocês. Com R$ 1,00 você já nos ajuda! Chave: edersonmateus@hotmail.com