Imagens de Raio-X
Imagens radiológicas demonstrando fratura de úmero
Dados:
Paciente do sexo feminino, com 70 anos, compareceu ao pronto atendimento sentido dores e apresentando hematomas a mais de 7 dias após queda da própria altura no banheiro.
Veja outras imagens abaixo:
Radiografia AP de Ombro |
Levando em consideração a literatura de grandes livros de posicionamentos radiológicos, essa ultima posição axilar não poderia ser realizada, pois a recomendação é de não tentar rodar o braço se houver suspeita de fratura ou luxação.
Imagens radiologia, fotos radiologia. Imagens de Raio-X. Imagens radiológicas demonstrando fratura de úmero
Indicações Clínicas Para a Realização de Exame de Raio X do Ombro
As indicações clínicas que envolvem o cíngulo do membro superior, com as quais todo tecnólogo deve se familiarizar, incluem as seguintes:
Artrite reumatoide
Artrite reumatoide uma doença sistêmica crônica caracterizada por alterações inflamatórias que ocorrem nos tecidos conjuntivos do corpo.
Bursite
Bursite é uma inflamação das bolsas, sacos preenchidos por líquido que envolve as articulações. Geralmente está associada à calcificação nos tendões, o que causa dor e limitação de movimentos.
Capsulite adesiva crônica idiopática
Capsulite adesiva crônica idiopática (ombro congelado) é uma limitação do ombro causada pela inflamação crônica dentro e ao redor da articulação. Caracteriza-se por dor e limitação de movimento (idiopática significa “de causa desconhecida”).
Fratura de Hill-Sachs
Defeito de Hill-Sachs é uma fratura por compressão da superfície articular da face posterolateral da cabeça umeral, que geralmente está associada à luxação anterior da cabeça umeral.
Diástase da articulação AC
Diástase da articulação AC é o traumatismo da região superior do ombro que resulta na ruptura parcial ou completa dos ligamentos AC e/ou coracoclavicular (CC).
Lesão de Bankart
Lesão de Bankart é uma lesão da face anteroinferior do lábio da cavidade glenoidal. A causa usual advém de uma luxação anterior da região proximal do úmero. As luxações repetidas podem resultar em uma pequena fratura por avulsão na região anteroinferior da margem da cavidade glenoidal.
Luxação acromioclavicular
Luxação acromioclavicular (AC) é uma lesão na qual a região distal da clavícula geralmente é deslocada para cima. A queda é a causa mais comum dessa lesão.
Luxação do ombro
Luxação do ombro se caracteriza pelo deslocamento traumático da cabeça umeral para fora da cavidade glenoidal. Das luxações do ombro, 95% são anteriores, nas quais a cabeça umeral é projetada anteriormente à cavidade glenoidal.
Manguito rotador
Manguito rotador diz respeito à lesão aguda ou crônica e traumática em um ou mais músculos que formam o manguito rotador – redondo menor, supraespinal, infraespinal e subescapular. As lesões do manguito rotador limitam o arco de movimentos do ombro. A lesão mais comum do manguito rotador é o impacto do músculo supraespinal, em sua passagem abaixo do acrômio, causada por um esporão ósseo subacromial. A irritação repetida gerada pelo esporão pode levar a uma ruptura parcial ou completa do tendão supraespinal evidenciada em exames ultrassonográficos do ombro.
Referência:
Bontrager 8° Edição
Comentários
Postar um comentário