A "MAMOGRAFIA" QUE NÃO APERTA OS SEIOS E SEM RADIAÇÃO



O exame de mamografia, hoje é um dos exames mais importante no rastreamento do câncer de mama, segundo o INCA, ela pode ajudar a reduzir a mortalidade por esse tipo câncer.

"Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas." INCA

Veja Também:
O RAIO-X É UM DOS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À LEUCEMIA AGUDA

Porém, o exame de mamografia encontra um pouco de resistência na sociedade por ser um exame um pouco desconfortável por apertar as mamas e emitir radiação ionizante, embora as doses de radiação sejam minimas. Além disso, muitas vezes não está claro se a anomalia encontrada no exame de mamografia, é uma lesão maligna ou não. Mais de dois terços dos casos em que algo de preocupante pode ser visto nas imagens do exame de mamografia é um falso-positivo: após as biópsias, eles não são considerados cânceres. É por isso que a ciência está buscando alternativas.

Mamografia que não aperta os seios e não tem radiação


Um grupo de médicos da Universidade Tecnológica de Eindhoven está desenvolvendo um teste alternativo que é indolor e promete ser ainda mais eficaz para identificar tumores. O procedimento vem até sendo chamado de "mamografia amiga dos seios".

Em uma nova tecnologia alternativa ao exame de mamografia, o paciente está sobre uma mesa e o peito fica pendurado livremente em uma tigela. Usando ecografia especial (ondas sonoras inaudíveis) uma imagem 3D é feita do seio. Qualquer câncer é claramente identificável nas imagens geradas das mamas; os pesquisadores, portanto, esperam que haja muito menos resultados falso-positivos.


A nova tecnologia para diagnóstico do câncer de mama, baseia-se no método de detecção do câncer de próstata amigo do paciente desenvolvido na TU / e, por meio do qual o médico injeta o paciente com microbolhas inofensivas. Um ecoscanner permite que essas bolhas sejam monitoradas com precisão à medida que elas fluem pelos vasos sangüíneos da próstata. Como o crescimento do câncer está associado à formação de microvasos caóticos, a presença e a localização do câncer tornam-se visíveis. Este método funciona bem para a próstata e agora está sendo amplamente testado em hospitais na Holanda, China e, em breve, na Alemanha. Para o câncer de mama, o método ainda não era adequado porque a mama mostra movimento e tamanho excessivos para uma imagem precisa por ecografia padrão.

É importante destacar que, a mamografia que não aperta os seios, como está sendo chamada, ainda se encontra em fase de testes com o objetivo de assegurar que a vibração emitida pelas bolhas possibilita mesmo um mapeamento 3D preciso das mamas.

A comunidade médica espera que em menos de uma década esse exame substitua o exame de  mamografia tradicional.


Fonte:


Siga-nos também no Instagram.
https://www.instagram.com/dicasderadiologia/

VEJA TAMBÉM:

NOTÍCIAS DA RADIOLOGIA
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - ABDOME
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - ATMs
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - CRÂNIO
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - ESTERNO
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - MANDÍBULA
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - MEMBROS INFERIORES
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - MEMBROS SUPERIORES
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - QUADRIL
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - SEIOS DA FACE
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - SELA TURCA
VAGA DE COORDENADOR DE RADIOLOGIA
VAGA DE PROFESSOR DE RADIOLOGIA
VAGA PARA TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
VAGAS DE ESTÁGIO RADIOLOGIA
VAGAS PARA TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise Aqui!