HISTÓRICO DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO TÉCNICO EM RADIOLOGIA


Histórico

1951 – Fundação da primeira entidade representativa em São Paulo, a Associação dos Técnicos em Radiologia, por Lineu Solano Lopes.

1952 – Criação da Associação dos Técnicos em Radiologia de São Paulo (ATRESP), por Walter Fonseca Braga, com a participação de Alzira dos Santos Nascimento, Laura Zuvella e Mercedes Ignácio.

1953 a 1960 – Várias entidades representativas surgem
nos estados brasileiros.

1961 – Surgimento da FATREB, tendo como primeiro presidente Vasco Ribeiro de Lima. A luta pela regulamentação ganha força.

1974 – O Congresso Nacional recebe o primeiro projeto de regulamentação da profissão.

1975 - O Deputado Gomes do Amaral dá andamento no projeto de lei na Câmara dos Deputados a pedido do Técnico Donato Durão.

1976 - O Senador e Médico Henrique Santillo apóia a causa no Senado Federal a pedido do Técnico Jair Pereira da Silva.

1984 – Roseana Sarney precisa fazer uma radiografia no Serviço Médico do Senado e o Técnico Oity Moreira Rangel pede agilidade no encaminhamento do projeto.

1985 – Anúncio do decreto da regulamentação da profissão. A Lei 7.394 foi sancionada pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República Dr. José Sarney e pelo Excelentíssimo Senhor Ministro do Trabalho Dr. Almir Pazzianoto, no dia 29 de outubro.

1987 – Eleição dos primeiros membros diretores: Presidente Jenner Jalne de Morais, Secretário Evaristo da Costa Maia e Tesoureiro Wanderley Monteiro, com posse no dia 6 de junho, no auditório Petrônio Portela, na Câmara dos Deputados.

2005 – Nos 20 anos de regulamentação da profissão, o CONTER organizou o I Congresso Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas para homenagear seus pioneiros e fomentar o conhecimento para a categoria.

Um comentário:

Pesquise Aqui!