Pular para o conteúdo principal

QUANTO GANHA UM TÉCNICO EM RADIOLOGIA? CONHEÇA MAIS SOBRE A PROFISSÃO!

O que um radiologista faz e quanto ganha?


O que faz o Técnico ou Tecnólogo em Radiologia?



O profissional Técnico ou Tecnólogo em Radiologia atende uma das áreas da Medicina que usa das radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças. Usando o famoso raio X e outras radiações, o formando em Radiologia será o responsável por operar equipamentos de diagnóstico por imagem utilizados em exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, entre outros.

Para quem tem interesse em se capacitar para atuar no campo da radiologia, existem duas possibilidades de formação para o mercado de trabalho: o Tecnólogo em Radiologia e o Técnico em Radiologia. Apesar das funções dos profissionais serem diferentes, o campo de atuação no mercado de trabalho é semelhante.

São mais de 10 áreas de atuação com possibilidade boa remuneração para este profissional. Confira alguma delas:


CLIQUE AQUI E VEJA VAGAS DE EMPREGO NA RADIOLOGIA

1 – Raios X




A principal área de atuação do Técnico ou Tecnólogo em Radiologia. A atuação em raio x se dá principalmente em hospitais e clínicas onde o profissional fica responsável pela execução dos exames agilizando a tomada de decisão do médico responsável.

2 – Ressonância magnética




A ressonância magnética é uma metodologia de diagnóstico de alta precisão, e os exames são especialmente usados na neurorradiologia e são capazes de gerar imagens volumétricas dos cortes anatômicos.

3 – Radiologia industrial




Uma das áreas que mais aumentam é a Radiologia Industrial devidão a sua grande demanda em portos e empresas de transporte de produtos, o profissional fica responsável pela execução da inspeção de cargas e conteúdo transportado.

4 – Mamografia




A mamografia é uma das principais armas contra o câncer de mama, ela auxilia na identificação de tumores e lesões na mama, onde o tecnólogo é responsável pela execução destes exames.

5 – Tomografia computadorizada




A tomografia computadorizada é utilizada para a visualização de partes moles como cérebro, por exemplo, a técnica não é invasiva e permite uma ótima visualização e diagnóstico.

6 – Medicina nuclear




A medicina nuclear permite a incorporação de material radioativo, em baixas quantidades, no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos.

7 – Densitometria óssea




A densitometria óssea permite ao profissional determinar a quantidade de massa óssea e observar a sua deteorização. A técnica de radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame, se tornando um grande diferencial na carreira do profissional.

8 – Radiologia odontológica




Exames intra e extra bucais podem se beneficiar das técnicas de radiologia odontológica. Os exames mais realizados são os seguintes: panorâmica, ATMs, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, telerradiografia interproximal, telerradiografia oclusal e telerradiografia periopical.

9 – Radiologia veterinária



A radiologia veterinária auxilia no diagnóstico de patologias nos animais e acabam se tornando úteis em virtude da rapidez com se obtém um laudo preciso. 

10 - A Irradiação de Alimentos




É uma técnica da radiologia industrial para conservar os alimentos, eliminando microorganismos, pragas e parasitas que possam causar prejuízos aos alimentos. Osalimentos irradiados tem uma validade maior do que outros alimentos não irradiados, sendo muito útil para exportação.

11 - Radioterapia
















Radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células proliferem.


Radiologia Salário:

Quanto ganha um técnico em radiologia?



O salário e carga horária da Radiologia são os principais atrativos para profissionais que consideram atuar na área. De acordo com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), o salário médio de um profissional da área com formação de nível médio fica entre R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00 para uma carga horária de trabalho de 24 horas semanais. 

Concorrência no Mercado de Trabalho:


A recente, e duradoura crise econômica afetou diversas áreas e causou uma onda de desemprego no Brasil. No segmento da radiologia não foi diferente. A questão enfrentada por profissionais como auxiliares, técnicos e tecnólogos da radiologia é: como entrar e se manter no, cada vez mais exigente, mercado de trabalho.

O perfil profissional é o que tem diferenciado os candidatos no processo de recolocação e estabilidade. A especialização tem sido a palavra que mais se fala, e aparentemente pouco se entende, no segmento.

Outra situação que preocupa muito, é o primeiro emprego na área. Devido a radiologia ser uma área técnica de muita responsabilidade na medicina, o empregador tem a preferência de contratar um profissional já com experiência no mercado, deixando de contratar o recém formado. 

Dica da Área:


Para você que tem interesse em entrar na radiologia, saiba que é uma profissão maravilhosa, que tem um valor humanitário muito grande. Na medicina, o serviço de radiologia é considerado os "olhos da medicina", pois em muitas patologias o diagnóstico só é possível pelo exame radiológico.

Quanto a colocação no mercado (primeiro emprego), como em outras áreas, há dificuldades de ganhar a confiança do empregador, mas acredito que o diferencial para se tornar possível a competitividade do recém formado, é o estágio. No estágio é que o profissional tem que dar o seu melhor, mostrar muito interesse e aplicação no aprendizado.

Opinião: Assim que formado em técnico em radiologia, busque um estágio em uma empresa privada, onde você terá mais chance de ser contratado.

No mais, espero ter transmitido a vocês alguns pontos importante da área.

Se você tiver algum interesse na radiologia, corra atrás dos seus objetivos, estude muito, seja o melhor.

Boa sorte!

VEJA TAMBÉM:

CONHECENDO SOBRE A PROFISSÃO - TÉCNICO EM RADIOLOGIA

PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DEVEM TER FÉRIAS SEMESTRAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DE RAIO X DIGITAL - EXAMES RADIOLÓGICOS

Para ajudar os profissionais técnicos em radiologia, já postamos aqui uma tabela de exposição aos raios X, aplicável para realização da radiografia convencional, agora vamos postar uma tabela de técnicas radiológicas para aquisição do Raio X digital (CR e DR).

RX DE COTOVELO - MÉTODO DE GREENSPAN OU COYLE PARA A CABEÇA DO RÁDIO

RX DE COTOVELO, INCIDÊNCIA DO COTOVELO MÉTODO DE GREENSPAN OU TAMBÉM CHAMADA DE MÉTODO DE COYLE VEJA COMO FICOU A APOSENTADORIA ESPECIAL POR INSALUBRIDADE APÓS A REFORMA DA PREVIDÊNCIA Indicações Clínicas Para Realizar o Raio X de Cotovelo => Esta é uma incidência especial do cotovelo, método de Greenspan ou método de Coyle, é muito importante para esclarecer possíveis processos patológicos ou trauma na região da cabeça do rádio.

LINHAS DE POSICIONAMENTO DO CRÂNIO

LINHAS DE POSICIONAMENTO DO CRÂNIO Para realizar radiografias do crânio, temos como referencia algumas linhas imaginarias que auxiliam no posicionamento do paciente. Abaixo segue as mais utilizadas:

IMAGENS RADIOLÓGICAS - RAIO X DA FACE COM SINUSITE

IMAGENS RADIOLÓGICAS - COMO IDENTIFICAR A SINUSITE NA RADIOGRAFIA - RAIO X DA FACE COM SINUSITE

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - RX DE JOELHO - INCIDÊNCIA DE ROSENBERG

TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO - JOELHO PÓSTEROANTERIOR (PA) INCIDÊNCIA ESPECIAL DE ROSENBERG -  ORTOSTATISMO COM APOIO / CARGA => A incidência de raio x joelho, incidência Rosenberg, deve ser realizada em ortostatismo com ajuda de uma escada ou um anteparo, com apoio bipodálico para efeito de comparação. É demonstrado os espaços femorotibial, onde se verifica possível degeneração cartilaginosa e também mostram os espaços articulares dos joelhos e a fossa intercondilar. => Filme 35 x 43 Transversal.

POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO RAIO X DA FACE - MENTONASO

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO PARA RAIO X DA FACE - PA MENTONASO - MÉTODO DE WATERS COM A BOCA ABERTA ATENÇÃO! AS IMAGENS DESTE SITE PODE CONTER DIREITOS AUTORAIS WATERS PA MENTONASO BOCA ABERTA A maior característica da incidência radiológica da Face com boca aberta, é que além das estruturas da incidência MN com boca fechada, ela permite a visualização dos Seios Esfenoidais. => Em uma rotina básica para o estudo dos Seios da Face (Seios Paranasais), é realizado o posicionamento radiológico da face nas incidências Frontonaso (Método de Caldwell) e Mentonaso (Método de Waters). Já o posicionamento radiológico referente a incidência Mentonaso de Boca Aberta, também conhecida como Parietoacantial Transoral (Método de Waters), é considerada como parte das incidências especiais de Seios da Face.

ÉCRAN INTENSIFICADOR DE IMAGEM NA RADIOLOGIA

Raio X Convencional     Ecrans => Os filmes são extremamente sensíveis a luz e o  écran intensificador de imagem  na radiologia, tem por finalidade sensibilizar os cristais do filme, transformando Raios X que alcançam o écran em luz. A eficiência na sensibilização dos cristais é cerca de 20 vezes maior por ação dos écrans do que pelo feixe de Raios X. Os écrans, também denominados de telas intensificadoras de imagens, foram desenvolvidos a partir da propriedade dos raio x de fazer fluorecer certos sais metálicos. O que transforma a energia dos raios x em energia luminosa. TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS - BAIXE O APP QUIZ RADIOLOGIA Composição: O écran é uma placa flexível, composta por uma base e duas ou três camadas.

POSIÇÕES RADIOLÓGICAS OBLÍQUAS - OAD - OAE - OPD - OPE

Resposta Prova Ipsemg 2014 questão 34=C Dicas Radiologia Posicionamentos radiológicos oblíquas ( Oblíqua Anterior Direita - OAD , Oblíqua Anterior Esquerda - OAE , Oblíqua Posterior Direita - OPD , Oblíqua Posterior Esquerda - OPE ). Galera já faz alguns dias que fiz um post no instagram, de uma questão de prova do concurso público do IPSEMG, realizado em 2014. A questão se refere a uma incidência em que o paciente submetido a  uma posição oblíqua do quadril (ALAR). VEJA A QUESTÃO NO LINK A SEGUIR:  https://www.instagram.com/p/BmtjPd_B1xH/?tagged=dicasderadiologia Diante desta questão, observei que muitos estudantes e alguns técnicos em radiologia, fazem confusão com as posições oblíquas. Para tentar ajudar neste assunto, fiz este pequeno tutorial sobre as posições oblíquas ( Oblíqua Anterior Direita - OAD , Oblíqua Anterior Esquerda - OAE , Oblíqua Posterior Direita - OPD , Oblíqua Posterior Esquerda - OPE ).

POSICIONAMENTO RAIO X SEIOS DA FACE PA - FRONTONASO

TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO DO RAIO X SEIOS DA FACE  => Em uma rotina básica de raio x seios da face, é realizada as incidências de face: Frontonaso e Mentonaso. => Nesta incidência de Frontonaso, vamos abordar duas variações de posicionamentos, PA com raio central perpendicular a 0º e PA com raio central angulado a 15º podálico. =>  Na  incidência do raio x seios da face Frontonaso (FN) são vistos principalmente os  seios frontais e etmoidais; devem ser incluídos na  imagem os seios maxilares. 

RAIO X DE QUADRIL INCIDÊNCIA FALSO PERFIL DE LEQUESNE

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS DE POSICIONAMENTO DE RAIO X DO QUADRIL - PELVE - BACIA - INCIDÊNCIA RADIOLÓGICA DE FALSO PERFIL LEQUESNE  Anatomia Demonstrada na Incidência Radiológica do Raio X do Quadril Falso Perfil de Lequesne:  => É um falso perfil, pois corresponde ao perfil da cabeça e do fêmur proximal e não do acetábulo. Quando bem executada, observar entre as cabeças femorais a distância correspondente ao diâmetro de uma cabeça femoral. É uma incidência útil para a visibilização do pinçamento medial e anterossuperior da articulação coxofemoral. Portanto, é importante para a avaliação da coxartrose e displasia acetabular.