O que um radiologista faz e quanto ganha?
O que faz o Técnico ou Tecnólogo em Radiologia?
Para quem tem interesse em se capacitar para atuar no campo da radiologia, existem duas possibilidades de formação para o mercado de trabalho: o Tecnólogo em Radiologia e o Técnico em Radiologia. Apesar das funções dos profissionais serem diferentes, o campo de atuação no mercado de trabalho é semelhante.
São mais de 10 áreas de atuação com possibilidade boa remuneração para este profissional. Confira alguma delas:
CLIQUE AQUI E VEJA VAGAS DE EMPREGO NA RADIOLOGIA
1 – Raios X
A principal área de atuação do Técnico ou Tecnólogo em Radiologia. A atuação em raio x se dá principalmente em hospitais e clínicas onde o profissional fica responsável pela execução dos exames agilizando a tomada de decisão do médico responsável.
2 – Ressonância magnética
A ressonância magnética é uma metodologia de diagnóstico de alta precisão, e os exames são especialmente usados na neurorradiologia e são capazes de gerar imagens volumétricas dos cortes anatômicos.
3 – Radiologia industrial
Uma das áreas que mais aumentam é a Radiologia Industrial devidão a sua grande demanda em portos e empresas de transporte de produtos, o profissional fica responsável pela execução da inspeção de cargas e conteúdo transportado.
4 – Mamografia
A mamografia é uma das principais armas contra o câncer de mama, ela auxilia na identificação de tumores e lesões na mama, onde o tecnólogo é responsável pela execução destes exames.
5 – Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é utilizada para a visualização de partes moles como cérebro, por exemplo, a técnica não é invasiva e permite uma ótima visualização e diagnóstico.
6 – Medicina nuclear
A medicina nuclear permite a incorporação de material radioativo, em baixas quantidades, no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos.
7 – Densitometria óssea
A densitometria óssea permite ao profissional determinar a quantidade de massa óssea e observar a sua deteorização. A técnica de radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame, se tornando um grande diferencial na carreira do profissional.
8 – Radiologia odontológica
Exames intra e extra bucais podem se beneficiar das técnicas de radiologia odontológica. Os exames mais realizados são os seguintes: panorâmica, ATMs, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, telerradiografia interproximal, telerradiografia oclusal e telerradiografia periopical.
9 – Radiologia veterinária
A radiologia veterinária auxilia no diagnóstico de patologias nos animais e acabam se tornando úteis em virtude da rapidez com se obtém um laudo preciso.
10 - A Irradiação de Alimentos
É uma técnica da radiologia industrial para conservar os alimentos, eliminando microorganismos, pragas e parasitas que possam causar prejuízos aos alimentos. Osalimentos irradiados tem uma validade maior do que outros alimentos não irradiados, sendo muito útil para exportação.
11 - Radioterapia
Radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células proliferem.
Radiologia Salário:
Quanto ganha um técnico em radiologia?
O salário e carga horária da Radiologia são os principais atrativos para profissionais que consideram atuar na área. De acordo com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), o salário médio de um profissional da área com formação de nível médio fica entre R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00 para uma carga horária de trabalho de 24 horas semanais.
Concorrência no Mercado de Trabalho:
A recente, e duradoura crise econômica afetou diversas áreas e causou uma onda de desemprego no Brasil. No segmento da radiologia não foi diferente. A questão enfrentada por profissionais como auxiliares, técnicos e tecnólogos da radiologia é: como entrar e se manter no, cada vez mais exigente, mercado de trabalho.
O perfil profissional é o que tem diferenciado os candidatos no processo de recolocação e estabilidade. A especialização tem sido a palavra que mais se fala, e aparentemente pouco se entende, no segmento.
Outra situação que preocupa muito, é o primeiro emprego na área. Devido a radiologia ser uma área técnica de muita responsabilidade na medicina, o empregador tem a preferência de contratar um profissional já com experiência no mercado, deixando de contratar o recém formado.
Dica da Área:
Para você que tem interesse em entrar na radiologia, saiba que é uma profissão maravilhosa, que tem um valor humanitário muito grande. Na medicina, o serviço de radiologia é considerado os "olhos da medicina", pois em muitas patologias o diagnóstico só é possível pelo exame radiológico.
Quanto a colocação no mercado (primeiro emprego), como em outras áreas, há dificuldades de ganhar a confiança do empregador, mas acredito que o diferencial para se tornar possível a competitividade do recém formado, é o estágio. No estágio é que o profissional tem que dar o seu melhor, mostrar muito interesse e aplicação no aprendizado.
Opinião: Assim que formado em técnico em radiologia, busque um estágio em uma empresa privada, onde você terá mais chance de ser contratado.
No mais, espero ter transmitido a vocês alguns pontos importante da área.
Se você tiver algum interesse na radiologia, corra atrás dos seus objetivos, estude muito, seja o melhor.
Boa sorte!
VEJA TAMBÉM:
CONHECENDO SOBRE A PROFISSÃO - TÉCNICO EM RADIOLOGIA
https://www.instagram.com/dicasderadiologia/
Comentários
Postar um comentário